sábado, 19 de abril de 2014

Chocolate: Malefícios e Benefícios

É pensar em Páscoa e já vem aquele cheirinho de chocolate no ar. Fileiras de ovos de chocolate se multiplicam nos supermercados e nas doçarias, exigindo muita força de vontade de quem não pode ou não quer resistir à tentação.
Grandemente calórico, o chocolate é o vilão das dietas, mas pode ser consumido moderadamente por pessoas saudáveis. Nutritivo, rico em vitaminas A, B, C, D, magnésio, manganês, potássio, sódio, ferro, flúor e fósforo e sais minerais, além de alto teor de flavonoides: antioxidantes que podem ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares-- e de substâncias precursoras da serotonina --responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
 

Pesquisando em alguns sits e blogs, tiramos algumas duvidas sobre o consumo de chocolate, se faz bem ou mal?

1. Chocolate faz bem para a saúde?
Os antioxidantes presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando, assim, o envelhecimento, e ajudam a diminuir os níveis de LDL (o mau colesterol) no sangue. Ele contém vitaminas --A, B, C, D e E-- e sais minerais, como o ferro e o fósforo. De qualquer modo, por ser altamente calórico, deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis.Você sabia que a maioria dos chocolates brancos não possui massa de cacau? Eles contêm apenas leite, açúcar e manteiga de cacau? Ou seja, caso o chocolate branco seja seu preferido, esqueça, você está perdendo todos os benefícios do alimento e ficando apenas com os malefícios, que envolvem ganho de peso. “No caso do chocolate ao leite, além de tudo isso, ele contém ainda a massa de cacau, o que melhora a situação. O chocolate ao leite e o branco são os menos recomendados, devido às gorduras saturadas presentes no leite.

2. Qual é o mais e o menos calórico?
O chocolate amargo e o ao leite têm praticamente as mesmas calorias. Porem o mais recomendado é o Chocolate Amargo, pois possui uma maior concentração de cacau. Então para usufruir de todas essas maravilhas é preciso escolher chocolates que contenham grande concentração de cacau e pouca concentração de leite, açúcar e manteiga de cacau, que não possuem os benefícios devidos e contribuem para o aumento do valor calórico do chocolate.

3. Qual é a quantidade recomendada por dia?
O recomendado é que não aja o consumo diario de açucares e doces mais para quem não resiste, o importante é não ultrapassar o limite diário de até 30 á 50 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura.

4. Quem não deve comer chocolate de jeito nenhum?
Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum. A diarreia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.

5. Qual o é o efeito dele na pele? Dá espinha? E dos cosméticos à base de chocolate?
Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate. Já os efeitos de cosméticos e tratamentos para a pele à base de chocolate, disponíveis desde a Antigüidade, são duvidosos. O óleo do cacau hidrata a pele apenas superficialmente, podendo ser usado em peles ressecadas ou envelhecidas, embora existam produtos mais eficazes.



OS MAIS CALÓRICOS
(calorias/100 gramas)
Chocolate crocante 553
Chocolate branco 550
Chocolate ao leite 540
Chocolate amargo 537
Fonte: RGNutri (consultoria nutricional)

DE QUE É FEITO O CHOCOLATE
Amargo: massa de cacau (resultado da trituração das favas), manteiga de cacau, açúcar e lecitina de soja (estabilizante usado para tornar a mistura homogênea)
Ao leite: adiciona-se leite em pó à massa de cacau, à manteiga de cacau, ao açúcar e à lecitina de soja
Branco: manteiga de cacau, açúcar, lecitina de soja e leite em pó

Páscoa:
No momento de comprar seu ovo de páscoa fique atento as informações nutricionais do alimento e procure optar por um produto que contenha mais massa de cacau e menos manteiga, leite e açúcar, assim você irá potencializar os benefícios. Ao abrir seu ovo, divida ele em porções diárias, consumindo no máximo 50grs por dia.  Essa divisão evita que ao abrir o ovo você consuma, sem perceber, uma quantidade maior do que a indicada. “É importante ressaltar também que os números dos ovos não seguem uma padronagem por isso, um ovo com o mesmo número, mas de diferentes empresas pode variar a gramatura”.

CHOCOLOTE PARA O SEU ANIMALZINHO DE EXTIMAÇÃO.

Atenção!! Os chocolates não devem ser compartilhados com os animais de estimação. Olhares, apelos, resmungos, súplicas, birras, chantagens e todas as tentativas de cães e gatos para chamar a atenção e ganhar a guloseima devem ser ignoradas pelos donos. Maldade? Não, isto é cuidado com o seu melhor amigo!
De acordo com médicos veterinários o chocolate é um dos maiores vilões para a saúde dos animais. O fígado dos pets não metaboliza direito uma substância presente no chocolate, chamada teobromina, que está relacionada com o teor de gordura do chocolate.

Obrigada, e Feliz Páscoa! :)


0 comentários:

Postar um comentário